quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Escravidão Acabou!

Li algo que me deixou pasma,de acordo com o mapa da violência 2010 cerca de uma mulher é assassinada a cada duas horas. Não vitima da violência urbana, mas da violência doméstica, ou seja, por pais, irmãos, maridos...Mas, porque? Essa é a pergunta que me faço.
O Brasil possui uma das melhores, senão a melhor lei contra a violência doméstica do mundo, a " lei Maria da Penha". Então o que falta? Mas uma vez o problema esta na aplicabilidade. Muitas dessas vítimas haviam feito o Boletim de Ocorrência.
Há casos que foi decretada medida cautelar, onde o agressor não poderia chegar perto da vítima, mesmo assim ela foi assassinada.
Diante disso só vejo duas possibilidades: o juiz determina que um policial faça a proteção, cumprindo assim a medida protetiva ou que o agressor seja detido, já que há essa previsão na lei, e evitar que mais mulheres sejam mortas.
Porém apesar de haver meios para diminuir tais índices, na minha mente fica a pergunta, de onde vem tanta violência ?
De acordo com a Promotora de Justiça Luiza Nagib Eluf, especialista em crimes contra a mulher e homicídios passionais, isto nada tem haver com a historia de vida do agressor é simplesmente machismo.
Parece brincadeira que em pleno século XXI, onde já se anuncia o fim dessa era, que o machismo possa ter tanta força em uma sociedade e produza índices tão terríveis.
Já não consigo enxergar, tantas vantagens na evolução. Afinal, apesar de anos o machismo continua arraigado na sociedade. Se engana quem pensa que isso é oriundo apenas de homens. Canso de ouvir mulheres que pregam a igualdade, mas quando tem oportunidade soltam frase mais machista impossível.
O machismo infelizmente e cultural, e a sociedade tem enxergar que isso não cabe mais nos tempos de hoje. Estamos em 2010 a escravidão acabou, ninguém é proprietário de ninguém!

Juliana Queiroz

3 comentários:

  1. Se o ilustrissimo Raimundo Palmeira comentasse aqui com certeza ele falaria dos bordelines... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, ótima matéria.somente a vi hoje. Com certeza, nãosomente os BORDERLINE, mas principalmente o PSICOPATA(ANTISSOCIAL) este sim com um perfil talhado a celebrar todos os postulados mais machistas, pois ele não ama as pessoas, ele as possui em relações objetais. Ah e eu discordo de grande parte dos Juristas ,o Antissocial para mim é plenamente IMPUTÁVEL. parabéns pelo texto

    ResponderExcluir